sexta-feira, 1 de junho de 2012

A verdade escondida debaixo dos nossos olhos

Hoje ao andar na rua, vi um homem, pouco mais velho do que eu, de muletas, mal vestido, desesperado pedia na rua. Eu envergonhado olhei para o chão e percebi que ele falava sozinho, ouvi enquanto passava e espreitava seus olhos claros desesperados " já nem sei o que dizer... só tenho 1 euro e 25..." Como uma faca no coração ouvi essas palavras e fui me afastando, num misto de vergonha, dor e pena, sabendo eu que não posso dispor de nada, pois o pouco que tenho é para aguentar até poder trabalhar e ganhar dinheiro.
Tanta vergonha senti de mim, de todos que passam ao lado como aquele Homem desesperado como se não existisse... Mais tarde pensei, que agi mal, se calhar não tinha que dar dinheiro, mas podia ter ouvido, ficar ao seu lado, conversado... Não o posso ajudar em dinheiro, mas podia tê-lo tratado como pessoa e não como um cão abandonado que se tem pena, mas não se pode levar para casa.
E pergunto aos outros meus co-cidadãos se têm visto pessoas como esta na rua? O que sentem? Vamos todos ignorar o que se passa? Pessoas tratadas como animais abandonados enquanto uns exploram e enriquecem... Vamos esperar meio país na miséria para tomarmos acção? E se fossem vocês na rua? Como se pode ser feliz com tanta desgraça à volta? Acham normal o que está a acontecer? Até quando? Até quando?... Andem a pé na cidade e ao invés de repararem nas montras, reparem nas pessoas? São tão pessoas como tu, como eu, como Passos Coelho, como Cristiano Ronaldo... Solidariedade não é dar esmola, é ajudar a levantar, é ficar ao lado.
Até quando terei de andar na rua e sentir vergonha, tristeza e impotência? Até quando? Até quando...

Sem comentários:

Enviar um comentário