Este atual modelo do Capitalismo, filho de Reagan e Thatcher, tornou-se um tumor que engole todos os recursos da sociedade para criar fortunas imediatas à custa da destruição da economia a médio-longo prazo. Tendo já 30 anos, agora é visível as consequências brutais para a estabilidade social, regressão no modelo de desenvolvimento humano.
A maior virtude do Capitalismo é o mérito do individuo e empresas, mais capazes de produzir riqueza A maior desvantagem é ter como principal valor o dinheiro, esquecendo as pessoas, e sem estabilidade social, não existe progresso económico.
Os regimes socialistas conseguiram trazer progresso no desenvolvimento humano, educação, saúde, desporto, contudo falharam na economia.
No contexto de reformar, porque revoluções são incontroláveis e a história mostra que o final foi totalmente inverso à vontade inicial revolucionária. Vivemos numa sociedade Capitalista e os tempos modernos uniu empresários e trabalhadores, pois ambos são engolidos por cooperações financeiras.
Não é possível desenvolvimento humano sem uma economia saudável, e não existe uma economia saudável e sustentável, sem desenvolvimento humano.
Assim, no aspecto económico é necessário criar regras, leis, que excluía aqueles que não têm etica ou princípios As bolsas de valores são uteis, mas não podem ser o centro da economia, o centro da economia é a produção, inovação, criação. Infelizmente Abel matou Caim e nunca sabemos se as intenções de alguém são boas e verdadeiras, mas também não podemos à priori, excluir e considerar que quem quer investir capital é desonesto e é espectável que se investe que tem direito ao lucro.
Quem compra ações de uma empresa, não pode apenas pensar no dinheiro que dá, mas tem que pensar em contribuir para o seu desenvolvimento. Assim enumero ideias para controlar o "monstro":
1- O lucro de empresas cotadas na bolsa, não devem ser distribuídas na totalidade pelos accionistas. Têm de investir pelo menos 50% na sustentabilidade da empresa, seja no melhoramento tecnológico, formação do seu pessoal, criar fundos de garantia para ter capital no futuro em situações de crise que possam surgir no futuro.
2-O negócio de comprar empresas para lucrar (OPAS) com o seu desmantelamento não pode acontecer. A empresa comprada tem de ser mantida pelo menos durante 5 anos.
3- Leques de salários nas empresas, em que o salário mais alto não pode superar 10 vezes mais o salário mais baixo na empresa, e inclui a subcontratação de empresas. Isto é, toda a pessoa que participa no quotidiano de uma empresa, é parte integral desta. Acabando-se assim com a exploração por empresas de trabalho temporário, negreiras do presente.
4-Todas as empresas que façam negócio no território nacional, tem de ter unidades de produção, ou sedes. Caso contrário, deverão ter uma alta taxa de impostos na venda dos seus produtos.
O propósito é não permitir a fuga de capitais para paraísos fiscais, haver melhor distribuição de riqueza recompensar o mérito do trabalho, seja em funções comuns de laboração, seja em dirigir. Assim creio que poderiam ser medidas que permitem ter uma economia sustentável a médio-longo prazo.
Quem quer ganhar muito dinheiro à custa da desgraça de outros, deve ser impedido, e se o fizer ser criminalizado, como um bandido comum que rouba o esforço de alguém que vive honestamente.